PROJETO: MEIO AMBIENTE X AQUECIMENTO GLOBAL.
O homem faz parte do meio ambiente em que vive e depende dele para sobreviver. Sem a água, o ar, o solo e a energia solar não haveria vida. O homem também influi no meio ambiente, e a medida que ele interfere na natureza para satisfação de suas necessidades e desejos, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível.
Viver em harmonia com a natureza é um caminho garantido para a sobrevivência do homem, enquanto espécie. O indivíduo deve preservar a natureza e perceber o quanto é importante o seu papel nesse processo.
A única saída para preservar é educar. E Educar é informarmos ao maior número de pessoas, o que pudermos e soubermos sobre atitudes, comportamentos e posturas que devemos ter para evitarmos a destruição do nosso ecossistema.
Ou você ajuda ou se torna conivente com a destruição dos ecossistemas.
PERÍODO: O tema deverá ser lembrado durante todo o ano, sempre que as oportunidades acontecerem.
JUSTIFICATIVA:
Considerando a importância do meio ambiente como sendo nosso mundo e essencial ao ser humano, existe necessidade urgente, de que nossos alunos possam compreender de modo sistêmico e integrado, as noções básicas, para que desenvolvam suas potencialidades e adotem posturas pessoais e comportamentos sociais, que lhes permitam viver numa relação construtiva com eles mesmos e com o meio em que vivem, garantindo as condições para que todas as manifestações de vida do planeta prosperem em toda a sua força, abundância e diversidade, não nos esquecendo de dar ênfase, especialmente, ao que nos rodeia.
OBJETIVO GERAL:
Empenhar através de meios concretos, para que todos nós, alunos, familiares, pessoas da comunidade e profissionais da educação, compreendamos a importância de preservação do meio ambiente de forma geral, e principalmente dar condições de vida aos córregos e riachos de nossa comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Trabalhar para resgatar o respeito com a natureza e para consigo mesmo;
· Adotar posturas na escola, em casa e na comunidade, que levem aos alunos às interações construtivistas, justas e ambientavelmente sustentáveis.
· Criar textos com o tema “Meio Ambiente X Aquecimento Global;”
· Valorizar todo e qualquer trabalho realizado em benefício da preservação da natureza;
· Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sócio-cultural.
METAS:
Espera-se consciência e valorização ao meio ambiente enquanto espaço de vida visando uma maior e melhor qualidade de vida de constante reflexão – ação – crítica com criatividade sobre o ambiente e sobre todo o processo histórico no qual estamos inseridos.
“Preservar o meio ambiente não é questão de período e sim para toda a vida”.
ESTRATÉGIAS:
Ø Aulas expositivas;
Ø Palestras;
Ø Caminhada Ecológica
Ø Concursos (Textos, frases, cartazes)
Ø Utilização de materiais recicláveis, valorizando o velho na criação do novo.
Ø Pesquisas;
Ø Textos, ( interpretação oral-escrita)
Ø Criar: receita de vida para o meio ambiente. Tema: Eu e o Meio Ambiente.
Ø Cartazes;
Ø Desenhos;
Ø Murais;
AVALIAÇÃO:
Será realizada durante todo o desenvolvimento do Projeto através de observação quanto ao envolvimento e participação dos alunos nas atividades.
CULMINÂNCIA:
Ø Exposição dos trabalhos em Murais; (cartazes, faixas, reciclados, etc...)
Ø A melhor receita de vida para o meio ambiente;
Ø Palestras;
Ø Visita ao zoológico de B.H.
OBSERVAÇÃO:
Todo o trabalho será desenvolvido de forma interdisciplinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário